Sensível à crise de saúde global que o mundo está enfrentando e seguindo as diretrizes das autoridades de Saúde brasileiras, nós, da Compass Minerals, temos adotado várias medidas para prevenir riscos aos nossos colaboradores (as), prestadores de serviços, clientes e fornecedores.

Através da criação de uma equipe multifuncional e multidisciplinar de gerenciamento de crises, estamos monitorando de perto o desenvolvimento dos casos relacionados à disseminação da COVID-19, tomando as medidas apropriadas para proteger nossos colaboradores e revisando os protocolos de continuidade de negócios já em vigor.

GARANTIR A CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS

Nossa vocação como companhia é garantir aos clientes e à sociedade suprimentos de produtos para a cadeia do agronegócio e produtos químicos destinados a processos industriais e saneamento – ambos vitais para o funcionamento de toda cadeia produtiva e cuidados com a população.

Ajudar a manter as pessoas seguras, alimentar o mundo e enriquecer vidas.

PROTEGENDO NOSSOS COLABORADORES

Algumas das medidas proativas que tomamos para ajudar a proteger nossos profissionais:

. Suspendemos todas as viagens;

. Cancelamos todos os eventos, treinamentos e reuniões presenciais para evitar aglomerações e estamos realizando-as virtualmente;

. Adotamos a quarentena de 14 dias para profissionais com sintomas de contaminação ou que tenham retornado de viagens do Exterior;

. Adotamos o home office para posições nas quais se possa trabalhar remotamente;

. Adotamos medidas adicionais, inclusive a concessão de licença remunerada ao grupo considerado de maior vulnerabilidade.

. Aplicamos a ajuda-alimentação aos colaboradores(as) que estão em home office.

. Ampliamos os cursos da Universidade Compass para que todos possam estudar. São cursos de idiomas, para alta performance, gestão de pessoas e negócios e que apoiam projetos, dentre outros. A plataforma EAD também trouxe a discussão de temas atuais aos nossos colaboradores: Como aplicar a resiliência nesse momento de mudanças nas rotinas, gestão de tempo e meditação foram alguns dos temas abordados.

. Além do serviço de apoio psicológico fornecido por empresa terceirizada, nossa área de Recursos Humanos colocou seus celulares à disposição como canal de atendimento ao funcionário.

. Criamos um “operation center” que centraliza todas as ações preventivas nas operações (comitê que se reúne diariamente para discutir novas ações e avaliar as já implantadas).

. Desenvolvemos uma plataforma digital na qual o funcionário deve entrar diariamente e informar seu estado clínico, respondendo a questões específicas de avaliação, através de seu computador ou APP em celular.

. Promovemos a campanha de vacinação 2020 contra a gripe H1N1.

. Firmamos parceria com a Gym Pass para aulas online de ginástica e meditação, entre outras.

. Elaboramos dicas de prevenção em ambiente domiciliar, condomínios e eventuais necessidades de sair a mercados.

 

Ambientes fabris

Além das ações listadas acima, em nossos ambientes fabris:

. Promovemos campanhas educativas diárias reforçando as orientações sobre cuidados de higiene pessoal e prevenção.

. Ampliamos a disposição de álcool em gel em todas as unidades, em todas as salas, nas impressoras, entradas das fábricas e em nosso transporte fretado.

. Adotamos a medição de temperatura corporal na entrada das fábricas para colaboradores e prestadores de serviço.

. Adotamos a utilização de tapetes especiais (sanitizante pedilúvio) em locais específicos, como: entradas de portarias, refeitórios, banheiros, administração, entre outros.

. Realizamos distribuições periódicas de quatro máscaras de tecido em pano aos nossos colaboradores, além de dispor de outras descartáveis aos que trabalham nas unidades, e álcool em gel para uso individual.

. Fornecemos o vale-alimentação para ajudar os funcionários que estão fazendo home-office e que antes se alimentavam nas unidades.

. Diminuímos a concentração de pessoas em nossos espaços fabris, tanto quanto possível, em vista das peculiaridades da operação.

. Recomendamos a distância social segura de 1,5 metro durante o horário produtivo e em trocas de turno e redobramos os cuidados de higiene para amenizar ao máximo eventuais riscos, seguindo as recomendações das autoridades de Saúde.

. Criamos protocolos para a orientação e engajamento na prevenção à COVID-19 de prestadores de serviços em suas atividades nas unidades.

. Implantamos processo de uso e guarda higienizada das máscaras nos horários de refeição nas unidades.

. Ampliamos o horário de funcionamento do refeitório para diminuir a circulação de pessoas. Instalamos placas de acrílico nas mesas e reduzimos em 50% o número de cadeiras para haver um correto distanciamento dos funcionários durante as refeições.

. Começamos a reembolsar o custo de quilometragem para aqueles que utilizavam o transporte público e passaram a se deslocar com veículo próprio ou carona até as fábricas.

Engajamento

. Além de todos os procedimentos preventivos adotados desde o início de março, para motivar o desempenho dos trabalhos com segurança e higiene, garantindo que nossos colaboradores mantenham suas operações de forma usual e com saúde, criamos uma forma de engajar ainda mais os colaboradores nos processos de higienização pessoal nas fábricas: um voucher de R$ 100,00 que é dado semanalmente aos que mais se destacarem nesse item ou trouxerem novas ideias para aperfeiçoar ainda mais os processos de higienização pessoal nas fábricas. São 40 vouchers semanais, no valor de R$ 100,00 cada, distribuídos em 8 fábricas no País, via cartão de alimentação. O reconhecimento em forma de prêmio envolve 800 funcionários da “operação fabril” e gera forte engajamento, não só entre os colaboradores, mas em cadeia, com suas famílias. Um mesmo colaborador, de acordo com novas ideias ou com sustentabilidade em suas ações de higienização pessoal ou em seu grupo de trabalho, pode receber toda semana, se for indicado pelo comitê avaliador. Área de Saúde, Meio Ambiente e Segurança do trabalho (EHS) + CIPA + gestores avaliam as indicações da semana, sempre às sextas-feiras, e elegem os melhores do período. A indicação é feita pelos próprios funcionários de forma presencial ou por e-mail para um comitê. Terceirizados das portarias, refeitórios e serviços gerais (cerca de 150), apesar de não serem funcionários Compass Minerals, também foram beneficiados.

Exemplos de inovações comportamentais premiadas na campanha de higienização das mãos

  • Criação de informativo e ponto de Higienização das mãos no acesso ao Laboratório de Controle de Qualidade para que antes de qualquer entrega de amostras de materiais, ocorra a higienização das mãos.
  • Com a finalidade de melhor higienização nos postos de trabalho, sem que os operadores necessitem ir para vestiários, foram instaladas novas pias e postos com álcool gel 70% nos setores operacionais.
  • Troca de turnos sendo realizadas sem contato com formulários ou material de escritórios, usando celulares, telefones e rádios HT, evitando a manipulação de material comum (papel, caneta etc.);
  • Instalação de pontos de higienização das mãos com álcool gel 70% na entrada e saída da catraca das portarias, higienizando crachás e mãos.
  • Aplicação de lembretes diários pelo e-mail (outlook) para aumentar a higienização das mãos entre os funcionários do ADM e também de quem está em home office.
  • Instalação de pias com sensores de aproximação, abrindo automaticamente a torneira sem necessidade de manipulação de torneiras.
  • Padrinhos/madrinhas de áreas que promovem constantes diálogos sobre higienização das mãos antes e depois de atividades com equipamentos ou ferramentais de uso comum.

Inovação nos canais digitais

Nosso time de Marketing criou diversos canais de interação digital para continuar próxima de seus colaboradores e colaboradoras, clientes e influenciadores.

Algumas delas:

NutriTour Virtual

Para dar continuidade às visitas em nossas fábricas, foi lançado o NutriTour Virtual. O usuário recebe um kit com óculos 3D e uma carta com orientações de como fazer o download do aplicativo. Por meio de realidade virtual, é possível fazer um passeio pelas unidades. Esta ação está sendo utilizada principalmente para os prospects e também na integração de novos funcionários. Mais de 300 pessoas já receberam o kit.

PlantCast

O PlantCast é um podcast quinzenal voltado para temas técnicos sobre o agronegócio. A equipe Compass Minerals entrevista profissionais como professores, pesquisadores e consultores. Cada programa tem a duração de 30 minutos a 1 hora e tem como objetivo levar informação e ciência com linguagem simples para os produtores. Cada edição do Plant Cast atinge cerca de 600 pessoas.

Lives

Focadas em temas específicos do agronegócio, realizamos uma ou duas lives toda a semana. Elas acontecem no canal aberto da Compass Minerals no YouTube e atingem 200 pessoas, em média, na maioria clientes e influenciadores.

Webinar

O público dos webinars é restrito para convidados. Cada evento conta com a participação de aproximadamente 70 pessoas. As aulas abordam uma sequência de temas, debatidos de forma mais profunda com a participação de clientes e influenciadores.

Doações

Temos auxiliado os estados onde possuímos unidades no combate à COVID-19. Em Pernambuco, a Saúde de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Itapissuma e Nazaré da Mata foi beneficiada com hipoclorito de sódio produzido pela empresa, suficiente para a produção de cerca de 8,3 mil litros de água sanitária.

Adquirimos ainda 4 mil máscaras do Instituto Mandaver – Rede Gerando Falcões para doação à comunidade do Vergel, em Maceió (AL), e distribuição aos nossos colaboradores das unidades de Marechal Deodoro (AL) e Igarassu (PE).

Em São Paulo, doamos 10 mil máscaras cirúrgicas descartáveis e 2 mil unidades de 500mL de álcool em gel 70% para a Santa Casa de Misericórdia de Jacareí (SP), além de 172 cestas básicas para auxiliar no sustento de famílias necessitadas da região do ABCD, além de diversas outras doações que estão em andamento.

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